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2º Curso de Formação de Instrutores

em Fatores Humanos

de 27/11/2023 a 01/12/2023


CRM NA AVIAÇÃO

Objetivos do Curso


  • Credenciamento ANAC: Proporcionar ao aluno, pré requisito para se homologar como facilitador de CRM junto à ANAC.
  • Vulnerabilidades Humanas: Obter conhecimento dos fatores que reduzem o desempenho humano.
  • Redução do Absenteísmo: Capacitar os instrutores em transmitir de modo eficaz o treinamento em fatores humanos, tornando efetiva a redução nos índices de absenteísmo, promovendo o autocuidado.
  • Elevação da Qualidade, Produtividade e Segurança:  Promover ambientes seguros e produtivos através do conhecimento dos riscos, ameaças e a forma como gerenciá-los.

 

 Para quem se destina este curso?

  

  • Profissionais da aviação que buscam qualificação como facilitador em CRM.
  • Profissionais de quaisquer ramos da indústria, saúde, offshore, etc que buscam qualificação como instrutores em fatores humanos.
  • Profissionais que já estejam qualificados como instrutores/facilitadores em Fatores Humanos/CRM que buscam atualização e reciclagem.
  • Demais pessoas que se interessem em conhecer, gerenciar e ensinar os fatores debilitantes do desempenho humano.

Qual a importância dos Fatores Humanos nas Organizações?

Fatores Humanos é um campo multidisciplinar voltado para otimizar o desempenho e reduzir o erro humano. Incorpora os métodos e princípios das ciências sociais e do comportamento, engenharia e fisiologia.


Facilitador de CRM ou de Fatores Humanos é um profissional capacitado em introduzir os conceitos e a filosofia de CRM dentro de uma organização através de treinamentos.​

A filosofia de CRM pressupõe que cada membro de equipe é falível e que os erros e as ameaças devem ser gerenciados.


Para um treinamento de Fatores Humanos efetivo, é necessário realizar um diagnóstico da cultura organizacional, o qual poderá fornecer informações essenciais para o planejamento, aplicação e manutenção do programa.

Programação do Curso

INSTRUTORES


Reynaldo Pinto Ribeiro

Diretor da Mitigaction

Responsável pelo Curso de Formação de Instrutores de Fatores Humanos.

Formado em Mecatrônica com pós graduação em Qualidade na USP.

Investigador de Acidentes Aeronáuticos pelo CENIPA e Gerente de Segurança Operacional pela ANAC.

Nas áreas de fatores humanos, qualificou-se em 2007 como Facilitador de CRM pela ANAC, RD do Programa de Uso Abusivo de Álcool e Drogas, curso de Fadiga pela Fatigue Science e HFACS pelos doutores Scott Shappell & Doug Wiegmann.

Seu treinamento possui conteúdo envolvente e atual, como Coaching, Human Factors Classification System (HFACS), Fatigue Risk Management, Uso Abusivo de Álcool e Drogas, Neurociência, Ergonomia, MRM (manutenção de aeronaves), SRM (single pilot), etc...



Fabiana de Almeida Oliveira

Psicóloga Clínica

Coordenadora do Curso de Formação de Instrutores de Fatores Humanos.

Formada pelo CENIPA - Investigação no Fator Humano aspecto psicológico.

Atuou como docente do curso de Ciências Aeronáuticas da Disciplina de CRM.

Atuou na área de Safety de empresas aéreas como Psicóloga na área de Investigação de incidentes.

Atualmente presta assistência aos Tripulantes de empresa aérea no que tange o aspecto psicológico.

Facilitadora de CRM.




Daniela Gonçalves

Consultora de Treinamento e Desenvolvimento Humano e Organizacional pela VERAQUE

23 anos de experiência na área de Treinamento, com Formação em Facilitador de CRM pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) / Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) – 2004/2008.

É Consultora de Treinamento e Desenvolvimento, e Facilitadora de CRM na VERAQUE – autorizada pela ANAC desde 2017. Atua no contexto acadêmico como docente para cursos de graduação das áreas de gestão e da disciplina de CRM em escolas de aviação e pós-graduação em safety. 

Possui certificações aeronáuticas nos âmbitos de Prevenção e Investigação de Acidentes, Safety Management System (SMS/SGSO), Fatigue Resource Management System (FRMS), Human Factors in Aviation Safety, Fatores Humanos na Manutenção Aeronáutica, em instituições como International Civil Aviation Organization (ICAO), International Air Transport Association (IATA), Federal Aviation Administration (FAA), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Airbus, Boeing, entre outras.

Foi Head do Programa de CRM da LATAM Airlines Group em Santiago do Chile, responsável por estabelecer padrões e diretrizes corporativas à países da América Latina, Estados Unidos e Europa, tendo como resultado de gestão: 150 facilitadores formados de 18 nações e seus territórios, impactando em 40.000 colaboradores treinados em um período de 04 anos.


Márcia Fajer

Membro fundador e vice-presidente da

Associação Brasileira de Psicologia de Aviação

Doutora em Ciências e Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo; graduada em Psicologia com especialização em Psicologia Educacional e Escolar, Gerenciamento de Incidentes Críticos e Ergonomia em Sistemas de Produção.

Docente de Fatores Humanos e Ten. Cel. da Reserva da Força Aérea Brasileira, elemento credenciado em fator humano pelo CENIPA desde 1986 e facilitadora de CRM pela ANAC desde 2005. É membro fundador da Associação

Brasileira de Psicologia de Aviação e sua atual vice-presidente.


David Branco

Especialista em Segurança de voo

PLA/PLH

Especialização em Segurança de Voo, com cursos no CENIPA, FAA, NTSB, USAF e USC.

Facilitador de CRM desde 1998


Rosa Scal

Proprietária da Consultoria SCALARH Assessoria e Gestão Empresarial

Executiva na área de Recursos Humanos e Qualidade com mais de 30 anos de experiência, graduação em Química Industrial, Especialização em Qualidade e Produtividade, Pós Graduação em Administração de RH, com formação em Executive Coaching.

Ampla atuação com gestão de mudanças e reestruturações organizacionais e implantação de projetos para estruturação de todos os subsistemas de RH. 

Palestrante de treinamentos técnicos, comportamentais e desenvolvimento de liderança, Analista internacional DISC e Estudante de Grafóloga.

Proprietária da Consultoria SCALARH Assessoria e Gestão empresarial, com atuação em processos de gestão de pessoas e recrutamento e seleção especializado.


Mauro Matias 

Psicólogo e Neuropsicólogo

Atendimento clínico especializado aos aeronautas e aeroviários em Psicoterapia Interpessoal, aconselhamento psicológico e acompanhamento psicológico em situações de luto, relacionamentos interpessoais, conflitos e violência familiar, ansiedade, depressão, apoio aos grupos de pais/ mães, acompanhamento de PVHIV, abuso de substâncias. Formação multidisciplinar em Medicina do sono (AFIP/I.SONO), extensão universitária em uso abusivo de álcool e drogas, MBA em gestão de pessoas pela UFF, pós-graduado em educação corporativa, formação em avaliação e manejo de crise suicida. Mestrando em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, área de concentração saúde do trabalhador e o uso de substâncias psicoativas na aviação civil, pesquisador Capes com atuação na parceria ANAC/USP sobre os principais eventos de segurança operacional e causas associadas relacionadas às atividade de fiscais de pátio e motoristas diversos nas áreas de movimentação nos aeródromos de Marte, CGH,GRU. Autor do primeiro mapeamento biopsicossocial do aeronauta brasileiro, autor do capítulo 4 do livro Saúde a bordo abordando tema sobre a saúde mental dos trabalhadores aeronautas: a incidência de afastamentos de pilotos e comissários de voo por CID F. Atuou como tripulante de cabine e instrutor de solo em treinamentos técnicos, comportamentais e corporativos na VARIG e GOL no período de 1986 a 2020.


Eliana Meggiolaro

Diretora-proprietária da EM Assessoria em Negócios/ Essencialmente NÓS – Mentoria e Advice Humanizado. 

15 anos em multinacional do setor químico e 10 anos de experiência em multinacional fabricante de equipamentos de segurança no trabalho em altura para o setor O&G, mineração, energia eólica e indústrias em geral. Graduada em Administracão, pós-graduação em Marketing, MBA em Gestão de Pessoas e especialização em Neurociência, Psicologia Positiva e Terapia Cognitiva Comportamental.


Laura Antunes

Psicóloga Clínica

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP (IPUSP); Docente do curso de Graduação de Psicologia do UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo); Professora e Supervisora do Projeto AutoEstima do Governo do Estado de SP; Especialista em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica); Facilitadora de CRM credenciada pela ANAC; Investigadora de Acidentes Aeronáuticos na área do Fator Humano, formada pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos); Instrutora do curso de Formação de Comissários de Voo na Eagles e CEAB; Coorganizadora do livro “A Psicologia em Acidentes e Desastres Aéreos”; Formada no curso de Atenção e Intervenção em Crises de Emergência Pós-Desastres pelo 4 Estações Instituto de Psicologia e no Curso de Morte e Luto pela Prestar Cuidados em Psicologia; Formada em Redução do Risco de Desastres pelo Centro Internacional de Formação, Organização Internacional do Trabalho da ONU – CIF/OIT/ONU, Turim, Itália.

LOCAL

Com o patrocínio da ABAG, o curso acontecerá pela segunda vez em sua sede, localizada em:

Rua Baronesa de Bela Vista, 411 - Sala 504 - Vila Congonhas, São Paulo - SP, 04612-001

Perguntas Frequentes

  • Quais são os métodos de pagamento aceitos?

    R$ 2.970,00 no Cartão de Crédito ou boleto pelo PagSeguro através do link:

    https://mitigaction.minhalojanouol.com.br/curso-de-formacao-de-instrutores-em-fatores-humanos/p

  • O quê o aluno receberá neste curso?

    Todo material do treinamento em acesso à nuvem.

    Apostila impressa para utilização durante o curso.

    Certificado de conclusão.

    Nota Fiscal

  • Quais refeições estão incluídas durante o período de treinamento?

    Será fornecido café e água durante todo o período do treinamento.

    Haverá também no meio da manhã e no meio da tarde um coffe break.

    O almoço não está incluído.

  • Este curso é completo? Parte Teórica e Prática?

    Este curso contempla a parte teórica.

    Para a parte prática, será criado um grupo de whatsapp com todos os alunos, onde anunciamos a disponibilidade de cursos autorizados por empresas parceiras para que os alunos realizem seus relatórios.

  • Como funciona o processo de homologação junto à ANAC para me tornar oficialmente um FACILITADOR em CRM?

    Para os profissionais da aviação que buscam a homologação junto à ANAC, sugerimos aos alunos que estabeleçam contato com uma empresa homologada RBAC 90, 121 ou 135, à qual será seu "sponsor"; ou seja, será esta a empresa quem fará seu processo via SEI da ANAC para a homologação de facilitador de CRM. Para isto, esta empresa "sponsor" e a Mitigaction farão um contrato de prestação de serviços.

  • Ao finalizar o treinamento, já poderei ministrar treinamentos de Fatores Humanos?

    SIM.

    Se o treinamento for ministrado para empresas que não são da área da aviação.

    Ou se forem da aviação, mas não se encaixam dentro da IS00-010A.

    Ou se for da aviação e tratar-se de um curso de reciclagem em CRM.


    NÃO.

    Para empresas da aviação reguladas pelo RBAC 90, 121 ou 135; pois conforme a legislação em vigor - IS00-010A, para se tornar um facilitador de CRM homologado pela ANAC, além do treinamento teórico (este curso), é necessário complementar com a parte prática que é composta de 3 (três) observações de treinamento de CRM ministrados por facilitador(es) de CRM e de 3 (três) instruções de treinamento de CRM conduzidas pelo próprio candidato a facilitador, nesta ordem, devendo as instruções ser supervisionadas por facilitadores de CRM.

  • Este treinamento é reconhecido pela ANAC?

    Sim. Segundo a legislação IS00-010A, este treinamento é livre e pode ser ministrado por um profissional credenciado pela ANAC como facilitador e empresa jurídica.

  • Qual a periodicidade para treinamento de reciclagem de facilitador de CRM?

    Conforme legislação vigente da ANAC IS00-010A, em seu item 5.7.28, o operador deve prover a atualização contínua do facilitador de CRM. Eventos de capacitação em fatores humanos, devidamente formalizados, serão aceitos para a 

    capacitação recorrente do facilitador, que deve ser de, ao menos, 24 (vinte e quatro) horas a cada 2 (dois) anos.

  • Qual é a política de cancelamento de compra?

    O consumidor pode desistir no prazo de 7 dias; devendo formalizar através de e-mail para reynaldo.ribeiro@mitigaction.com.br. Tendo seu valor totalmente reembolsado em até 7 dias.

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