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CRM

Por Reynaldo Pinto Ribeiro 25 mai., 2020
O treinamento de CRM surgiu por volta dos anos 70/80, após os investigadores de acidentes aéreos terem identificado que os erros presentes foram decorrentes de uma má gestão dos recursos disponíveis na cabine de pilotagem. Nessa época, o “C” da sigla CRM significava “cockpit” – cabine dos tripulantes. Este treinamento buscava apresentar aos tripulantes quais recursos de cabine que foram ignorados ou não totalmente utilizados. Sendo que a falha no uso destes recursos estava relacionada a fatores humanos debilitantes da performance, tais como: • Falha de Comunicação • Falha de Consciência Situacional • Falha no Trabalho em Equipe e da Liderança • Falha na Gestão da Automação • Falha na Tomada de Decisão • Excesso de Carga de Trabalho • Visão de Túnel • Power Distance • Fadiga • Estresse • Equilíbrio / Visão / Audição / Proprioceptivos Este treinamento passou por várias atualizações, onde o “C” foi alterado de “Cockpit” para “Crew” (toda a tripulação). E ainda criado um treinamento separado para o pessoal da manutenção de aeronaves, onde o “C” foi substituído por “M” (Maintenance) - MRM. Por fim, o “C” tornou-se “Corporate”, onde prevê que todos da organização devem realizar este treinamento. Pois todos tem no DNA a chance de cometer um erro em algum momento e podem fazer parte da cadeia de eventos até o acidente. O CRM continuou evoluindo passando por várias atualizações. Atualmente o CRM está na 6ª Geração, onde o foco principal está no “Gerenciamento de Riscos e Ameaças”. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é a responsável por regulamentar este treinamento através da norma IAC 060-1002A - “Treinamento em Gerenciamento de Recursos de Equipes“. O CRM na Aviação é um treinamento obrigatório para todas as empresas aéreas que transportam passageiros, seja companhia de transporte regular, ou táxi aéreo. O objetivo do CRM na aviação é reduzir o erro humano, fornecendo estratégias que ajudarão a melhorar o desempenho humano. Ao contrário dos treinamentos tradicionais de treinamento voltados ao conhecimento técnico e às habilidades necessárias à pilotagem de uma aeronave, o CRM foca nas habilidades cognitivas e interpessoais. O CRM da aviação é hoje adaptado para outros cenários de trabalho em equipe como em equipes de cirurgia, de defesa civil, indústria, etc; onde o espaço para o erro pode custar vidas, prejuízos ou atrasos, visando reduzir a chance do erro ocorrer.
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